Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Turismo religioso – Centro Cultural Jerusalém


O Centro Cultural Jerusalém promove uma leitura transversal da história da cidade de Jerusalém, seu tecido social, sua vida simbólica, conflitos, contradições, desafios e expectativas sociais. Suas exposições unem dimensões históricas por meio de mostras de longa e curta duração, de âmbito nacional e internacional.

O Centro Cultural Jerusalém tem atividades que envolvem recolhimento, registro, pesquisa, preservação e devolução à comunidade de bens culturais – sob a forma de exposições textuais, bibliográficas e iconográficas. Com sua própria coleção – já em processo de formação por meio de aquisições e doações correspondentes à sua agenda – também com empréstimos de obras oriundas da embaixada de Israel para a execução de seu programa.

Inaugurado em maio de 2008, funciona como um espaço proativo de apoio à educação e desenvolvimento cultural do Rio de Janeiro. Construído, para discutir arte, cultura da imagem, educação e práticas curatoriais.

O projeto arquitetônico engloba 4 mil metros quadrados e inclui áreas de exposições e cerca de 2.400 metros quadrados, divididos em mezanino e térreo.

Os dois andares que formam a instituição são unidos por meio de um hall, uma cafeteria, sala de leitura, transformando-os em um conjunto harmônico.

O Centro Cultural Jerusalém surgiu através de resultados de pesquisas arqueológicas. O projeto foi planejado trazer a planta da maquete da cidade de Jerusalém do século I d. C., que já existia em Jerusalém para o Rio de Janeiro com a intenção de propagar a cultura de Israel no Brasil.

Então, foi trazido de kibutz da Galileia pedras brancas para a construção da maquete, vieram também profissionais da universidade hebraica de Israel (técnicos e arqueólogos) além de profissionais brasileiros e iniciaram a construção que perdurou cinco anos para a conclusão do inovador projeto no Brasil.

Por mais três anos foi construído a maior estrutura de maquete do mundo para abrigar esta relíquia de 736 m, com um sistema de iluminação que sugere as fases do dia, podendo ver: o amanhecer, o dia, o entardecer e a madrugada. Além de totens multimídia que interagem com o visitante trazendo mais informações históricas, referente aos monumentos representados na maquete, áudio e imagem e as exposições itinerantes com temas dinâmicos e envolventes.

O Centro Cultural Jerusalém – CCJ – hoje é uma fração de Israel no Brasil.  Contando com um teatro para 200 pessoas, uma representação do Rio Jordão em forma de batistério, como uma opção cultural de batismo, a sala de leitura com um acervo característico, e bibliografias variadas para incentivo à leitura e uma aconchegante cafeteria com confeitaria própria.

    Um lugar para quem busca entretenimento, arte, cultura, gastronomia e lazer. A antiga Jerusalém agora ao seu alcance sem sair do Brasil.



 
                                

Contatos:
Fone: + 55 (21) 2582-0140
Endereço: Av. Dom Hélder Câmara, 3970 - Del Castilho
Atendimento: de Segunda a Domingo das 9 às 18h


Nenhum comentário:

Seguidores