Pesquisar este blog

domingo, 29 de abril de 2012

Cinelândia, reduto de Cultura.


 A Cinelândia, região que fica no final da Avenida Rio Branco, é um dos locais mais famosos da cidade maravilhosa. O espaço representa uma síntese da alma carioca, pois, permite a convergência de diversas formas de manifestação, sejam elas eruditas, populares ou políticas. Da arte a boêmia, a hoje chamada Praça Marechal Floriano, é um dos maiores redutos de cultura do Estado do Rio de Janeiro.
  Conhecida como “terra do cinema”, nome dado ao local na década de 20 por abrigar diversas salas de cinema (característica perdida nos dias de hoje), foi idealizada pelo empresário espanhol Francisco Serrador, e mescla espaços empresariais, de política, lazer, comércio, ensino, além de muita cultura.
  Na Cinelândia ficam alguns prédios importantes voltados à disseminação da cultura nacional e são eles: a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes, o Centro Cultural da Justiça Federal e o Teatro Municipal.
  Ano a ano a região atrai milhares de turistas que vem conhecer um pouco não só da arquitetura brasileira do inicio do século passado preservada nessas construções, mas também, a arte, o teatro, a dança, música, a literatura e tudo mais que este cantinho do centro da cidade oferece.
  Quem ainda não pode apreciar, precisa conhecer!

         Por Alexandra Boechat
         Jornalista


                                  
                                             
                                                                                 Internet
                                                                            Praça Floriano

Nenhum comentário:

Seguidores