Pesquisar este blog

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Rio 450 anos de Maravilhas. Parabéns!


 Mui Leal e Heroica Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro

E um pouco de sua História...




  O Rio tem uma imensa vocação turística, não é à toa, vamos aos fatos... Em 1 de Janeiro de 1502, o Rio de Janeiro foi descoberto por navegantes portugueses, que acreditando achar a Baía de Guanabara, a foz de um rio, chamou o local de Rio de Janeiro. Porém somente em 1530 a corte portuguesa mandou uma expedição para colonizar a área, em vez de continuar usando-a simplesmente como uma parada em suas aventuras marítimas. Os franceses, por outro lado, tinham estado no Rio de Janeiro e arredores desde o começo do século e estavam dispostos a lutar pelo domínio da região. Em 1 de Março de 1565, Estácio desembarcou numa praia entre o Pão de Açúcar e o Morro Cara de Cão, instalando oficialmente a Cidade que se chamou São sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao Rei de Portugal D. Sebastião e ao Santo do mesmo nome, que se tornou padroeiro da cidade. Em 20 de Janeiro de 1567, os Franceses foram expulsos em definitivo pelos portugueses, na batalha do Uruçumirim, onde hoje encontra -se o Outeiro da Glória.
O começo da cidade como tal foi no Morro de São Januário, mais tarde conhecido como Morro do Castelo, e depois na Praça Quinze até hoje centro vital do Rio.
O Rio de Janeiro desenvolveu-se graças à sua vocação natural como porto. Na mesma época em que ouro foi descoberto no Estado de Minas Gerais, no final do século XVII, o Governador do Brasil foi feito Vice-rei. Salvador era capital da colônia, mas a importância crescente do porto do Rio garantiu a transferência da sede do poder para o sul, para a cidade que se tornaria, e ainda é, o centro intelectual e cultural do país.
Em 1808 a família real portuguesa veio para o Rio de Janeiro, refúgio escolhido diante da ameaça de invasão napoleônica. Quando a família real voltou para Portugal e a independência do Brasil foi declarada em 1822, as minas de ouro já haviam sido exauridas e dado lugar a uma outra riqueza: o café.
O crescimento continuou durante quase todo o século XIX, inicialmente na direção norte, para São Cristóvão e Tijuca, e depois na direção da zona sul, passando pela Glória, pelo Flamengo e por Botafogo. Em 1889, a capital do Império assistiu à queda da monarquia. As mudanças políticas seguiram as diretrizes capitalistas. A transição da Monarquia para a República começa em 1889 e só acaba, efetivamente, em 1930. A cidade, com a Proclamação da República, torna-se a capital federal.
No começo do século XX surgiram as ruas largas e construções imponentes, a maioria no estilo francês fin-de-siècle. O Rio de Janeiro manteve sua posição até a inauguração de Brasília como capital da República em 1960. Capital do Estado do Rio de Janeiro, a cidade continua sendo a referência turística, social e cultural do país.
Nós cariocas, por nascimento ou por adoção, somos presenteados por essa cidade. Seja de forma cultural, ecológica, gastronômica, noturna ou por lazer, curta!!

Mais uma vez, e que todos me permitam...

MUITAS FELICIDADES, RIO DE JANEIRO!
 










Nenhum comentário:

Seguidores