Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Petrópolis pela Serra da Estrela

Quando se fala de Serra da Estrela, aos que não conhecem podem buscar na internet informações e irão se deparar com um local belo e homônimo, mas localizado em Portugal. Poucos sabem que, tão bela ou até mais do que a irmã portuguesa, a Serra da Estrela Brasileira, ou melhor, Fluminense, reúne paisagens de tirar o fôlego, além de muita história.

O trem sobe a Serra de Estrela em direção a Petrópolis (Década de 1940)
Foto do Acervo de Célio Gastaldo dos Santos
Obtida por Dado DJ/Trilhos do Rio

O mesmo local da foto acima em 2012, só que sem os trilhos e o trem
Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio

A Serra da Estrela é uma parte da Serra dos Órgãos, como é mais conhecida a imponente e extensa Serra do Mar, na região de Petrópolis, Guapimirim, Teresópolis e Magé.

Vista da Serra da Estrela, podendo-se distingüir boa parte da Baixada Fluminense e a Baía de Guanabara. Em dias de céu limpo, pode-se avistar ainda o Pão de Açúcar e o Corcovado !
Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio

Até o século XVII e XIX, alcançar determinados locais através da subida da serra era uma tarefa árdua e complexa. Em lombos de mula, os comerciantes e viajantes alcançavam vilas e paragens que mais tarde dariam origem a diversas cidades serranas do estado do Rio de Janeiro, além de cidades de Minas Gerais. Tudo isso mudou com a abertura da Estrada União Indústria, e mais tarde, com a implantação da Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará.

Estação Vila Inhomirim, antiga Raiz da Serra, em Magé. A partir desta estação, os trens iniciavam a subida da Serra da Estrela
Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio

A Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará foi inaugurada em 1883, ligando a estação de Raiz da Serra (atualmente Vila Inhomirim) à Petrópolis, depois estendida à São José do Vale do Rio Preto e mais tarde, à Três Rios. Na verdade, esta ferrovia foi a expansão da antiga EF Mauá, que já foi assunto aqui do blog neste link. Com o advento dos trilhos, a cidade de Petrópolis e toda a região passou a ter um desenvolvimento enorme. Era um transporte rápido e seguro, apesar da perigosa subida da serra. O sistema utilizado para vencer as rampas era o de cremalheira, no qual a locomotiva empregava uma roda dentada, que se movimentando também sobre um trilho central dentado, auxiliava na subida. Por segurança, outra locomotiva empurrava os carros e vagões morro acima. Além de um transporte eficaz, um belo passeio.

Fábrica de Tecidos Comêta - Início do século XX
Foto do acervo de Célio Roberto Gastaldo
Obtida por Dado DJ/Trilhos do Rio

Com o desenvolvimento na serra, diversas fábricas e indústrias se instalaram na região. Uma das principais era a fábrica de tecidos Comêta, que possuía inclusive acesso ferroviário para transporte da sua produção. Hoje suas ruínas se encontram em meio a floresta, na localidade de Meio da Serra.

Chaminé da extinta Fábrica Comêta, no meio da floresta
Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio

O trem foi um fator de desenvolvimento fantástico, chegando ao ponto de fazer parte da bandeira da cidade de Petrópolis. Mas infelizmente, por motivos alheios, parou de circular em 1964.


Antiga cabine de sinalização ferroviária em Petrópolis, próxima a estação ferroviária, hoje rodoviária
Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio

Diversos planos de reativação desta ferrovia foram feitos, mas por enquanto nada de concreto foi realizado.
Entretanto, o caminho por onde o trem passava oferece como atrações muita beleza, contato com a natureza, bem estar através do ar puro de montanha e muita aventura. Diversos roteiros de caminhadas e trilhas são realizadas na região, e Turismobile recomenda: o passeio é fantástico ! Mas recomenda-se conhecer o caminho e ir acompanhado para aproveitar melhor o passeio.


Vista da Serra da Estrela
Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio

Petrópolis reúne vários imóveis de bela arquitetura em estilo europeu
Na foto, residências na tradicional Rua Teresa
Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio

Neste trecho a ferrovia saía da Rua Teresa e seguia por esta viela
Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio

Uma placa indicando uma obra executada na ferrovia, em 1917
Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio

Uma belíssima residência em Petrópolis
Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio

Antigo túnel ferroviário no bairro Quissamã, em Petrópolis
Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio


Neste trecho, os trilhos antigamente cruzavam a rodovia
Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio


 Antigo leito ferroviário, hoje uma interessante trilha a se explorar. O clima é espetacular !
Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio

Baixada Fluminense e Baía de Guanabara, aos pés da Serra da Estrela
Foto: Dado DJ/Trilhos do Rio



No dia 07 de abril de 2012, a Equipe Turismobile promoveu uma inesquecível expedição ao Centro Histórico de Petrópolis e Trono de Fátima, subindo pela Serra da Estrela. A quem participou, nossos imensos e mais sinceros agradecimentos !
Em breve muito mais !



2 comentários:

Monique disse...

que pena que nao vou estar pra ir em dexa pra proxima

Cieth Rio disse...

sinto muito nao poder ir,espero que aconteça novamente.bom passeio para vcs.

Seguidores