Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

São Cristóvão - O Bairro Imperial, industrial e ligado aos Turistas

  Na Zona da Leopoldina, encontra - se um dos bairros mais nobres do RJ, no séc. XIX - além de possuir o nome de um santo protetor dos viajantes, turistas e motoristas. Serviria também para os Guias de Turismo, devido ao trabalho de Cristóvão em transportar pessoas no ombro pelos rios???

Museu Nacional
Fábio Torres
                                                                             São Cristóvão
                                                                                    Internet

 A história da região começou no séc XVI, onde era um caminho próximo da cidade, banhado pelo mar e que servia apenas de passagem aos engenhos do interior. As terras pertenciam aos Jesuítas, que criaram Fazendas e fundaram a Igreja de São Cristóvão, em 1627, surgindo então, uma vila de pescadores com o nome do Santo, além de um comércio. Após a expulsão dos Jesuítas do Brasil, em 1759, por Marquês do Pombal, a área foi dividida em quintas e sítios, sendo a mais famosa conhecida, como, Quinta da Boa Vista. A Fazenda de São Cristóvão, foi tranformada no Hospital dos Lázaros, em 1765, e existe até hoje.

Igreja de São Cristóvão com o mar e um atracadouro
Internet


 Em 1810, o Príncipe Regente Dom João VI, achou insuficiente a estrutura do Paço Imperial para abrigar a Família Real, adotando o Paço da Quinta da Boa Vista como sua residência oficial, após doação de um comerciante português. O local possuia pântanos, mal cheiro e mosquitos, ocorrendo inúmeras melhorias com pavimentações, aterros. Em 1827, Dom Pedro I, criou o Observatório Nacional do RJ, para o desenvolvimento dos estudos avançados do Céu, e que hoje funciona como a Rádio relógio, determinando o horário oficial do Brasil.
 No reinado de D. Pedro II, que ali nasceu, morou e governou o Brasil por quase meio século, o bairro teve a primeira central telefônica da América do Sul, e uma rede de postes à luz elétrica nas ruas, em uma época que se usava óleo de baleia nas iluminações. Com a Proclamação da República o bairro perdeu parte do requinte Imperial, passando a ser uma região industrial.


Quinta da Boa Vista
Internet

Área de lazer com muito verde na Quinta da Boa vista
Fábio Torres


Um bairro adotado pelo Império -  Bandeira Imperial (1822 - 1899)
                                                                                    Internet

 Ao longo do século XX, a atividade fabril determinou o perfil de São Cristóvão, pela proximidade do Centro do Rio e com a inauguração da Avenida Brasil em 1940. São Cristovão era tido como o maior bairro industrial da América do Sul, fato que nos anos 1966 e 1967, veio a ser construído o Pavilhão de São Cristóvão. Consistia em um grande centro destinado às exposições de produtos industrializados, sendo também palco de grandes eventos ligados às indústrias, com muitas exposições acompanhadas por celebrações com artistas famosos, até seu fechamento em meados da década de 1980. Hoje no local funciona a Feira de Tradição Nordestina.

Pavilhão de são Cristóvão na década de 60
Internet

 Atualmente o bairro vem sendo revitalizado, e conta com inúmeros Museus, a Quinta da Boa Vista, a Feira de Tradição Nordestina, o Jardim Zoológico, o Observatório Nacional, além de estar numa localização estratégica com proximidade do Maracanã, Centro, Zona Sul, Norte, Niterói e com fácil acesso para pessoas de muitos outros lugares.

Vista aérea da Quinta da Boa Vista
Internet

 Tire um dia para curtir o local, desfrutando de toda sua história, de sua área verde, terminando ao som de muito forró e comidas típicas do Nordeste. Fica a sugestão!

Nenhum comentário:

Seguidores