Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de março de 2014

Aqueduto da Carioca

 Os Arcos da Lapa, como atualmente é conhecido, é marcado pelo seu clima de boemia, além de ser um cartão postal. Porém, o que muitas pessoas não sabe é de sua grande importância social à cidade. O Rio de Janeiro até o século XVII, sofria com o abastecimento de água potável, e tinha como solução o rio Carioca, que nascia no Silvestre e desaguava na Baía de Guanabara. Portanto, era preciso haver uma maneira levar as suas águas à população, por meio de encanamento.
 Estudos foram feitos, e em 1723 foi inaugurado um aqueduto ligando o morro do Desterro, atual Santa Teresa, a encosta do morro de Santo Antônio, atual Largo da Carioca (uma homenagem ao rio), onde tinha um chafariz com 16 carrancas de bronze, sendo este o primeiro da cidade.
 A má qualidade do material na construção do aqueduto, fez com que o Governador Gomes Freire de Andrade, o Conde de Bobadela, chamasse o Engenheiro militar José Francisco Alpoim, que em 1744 fez o processo de reconstrução, concluído em 1750. O aqueduto foi inspirado no de Águas Livres em Lisboa, e possui 42 arcos no estilo romano em arcada dupla, 270 metros de extensão e 17 m de altura. O material utilizado foi granito brasileiro, argamassa de cal, azeite de peixe, areia e pedra.
 Considerada a construção mais importante do Brasil colonial, o Aqueduto da Carioca, serve desde 1896, como viaduto para os bondes que encontram - se desativados.  



                                                   Fábio Torres
 


                                                    Fábio Torres



                                                    Fábio Torres



                                                       Fábio Torres




                                                Fábio Torres




                                                                                                                    Fábio Torres
                                                          Noite agitada aos pés dos arcos.
                                                                                   



2 comentários:

Bruna Souza disse...

Por incrivel que pareça, eu cariocaaaa da gema, ainda nao tive a oportunidade de parar p desfrutar a sombra dos arcos e nem curtir a melhor noite, a noite lapaaaaaaaaa
esperando um convite seu primooo
as fotos estao perfeitas
parabens pelo seu trabalhoo
bjs

Barbara disse...

A Lapa, mostra q não é só a "night", o berço da boemia carioca...
E os arcos, não são simplesmente o lugar q passa um bondinho, ligando dois bairros...
É muito mais, é a demonstração que mesmo a quase 300 anos, existiam pessoas empreendedoras que pensavam em mudar o seu lugar, transformar e melhorar a vida dos outros e os arcos ainda representam uma obra super moderna e atual.

Seguidores