Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ladeira da Misericórdia - Um pedaço do nosso urbanismo

 
 A cidade do Rio de Janeiro foi fundada em 1565, no bairro da Urca, porém sua história urbanística, começou a ser escrita em 1567, no antigo Morro do Castelo - Centro RJ. Por questões estratégicas e de segurança, o então Governador Estácio de Sá, transferiu cerca de 120 portugueses para o morro, de onde se tinha uma vista privilegiada da Baía de Guanabara.
  O local era bastante íngreme, e nele surgiu o Colégio dos Jesuítas e foi levantada uma muralha para defesa do núcleo urbano. Na sua base foi criada a primeira rua da cidade, chamada de Direita (atual Primeiro de Março), que ligava os Morros do Castelo e São Bento. O acesso ao morro era feito apenas por uma subida, que nos dias de chuva ficava em péssimo estado. O problema só foi resolvido em 1617, após a construção da Ladeira da Misericórdia, a mais antiga do Rio, com o seu calçamento pé de moleque, cujo processo de colocação consistia na ação de três homens juntos, deixando cair um tronco pesado sobre as pedras junto ao solo.
  A Ladeira era famosa pela alegria dos seus moradores, e pelo grande número de videntes, a ponto de Machado de Assis, também conhecido como o "bruxo do Cosme Velho" ser freqüentador da região e dizer que ali estavam as melhores videntes da cidade.
  O Morro do Castelo veio abaixo em 1922, restando apenas um pedaço dessa ladeira como testemunho do Rio Antigo.


Sopé da Ladeira

Placa

Calçamento pé de moleque

Vista do alto da ladeira.

Vista do alto da ladeira.

Igreja Nossa Senhora de Bonsucesso. Do séc. XVI.
 

Imagem da Ladeira. 
Fonte: Era uma vez o Morro do castelo


                       
A destruição foi feita com jatos d´água.
Foto de Augusto Malta.

4 comentários:

Carol França disse...

Parabéns pelo trabalho! Adorei o Blog. Com certeza as dicas de Turismos me serão útil! Vou indicar esse Blog para uns amigos.. Bjs

Ana Luiza Barros disse...

Nossa última avaliação de História Geral encerrou lá na Ladeira da Misericórdia.Muito bom! Saudade dessa galera.Tem fotos no orkut de lá.

monica schiavon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
monica schiavon disse...

Incrível esta tecnica dos jatos de água...

Seguidores